AIDS

Saiba mais sobre a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (SIDA/AIDS), HIV, formas de contágio, infecção, dano do sistema imunológico, ação do vírus dentro das células, etc.

Célula infectada pelo HIV
Célula infectada pelo HIV

 

 

O que é

 

A AIDS, também definida como SIDA, é a síndrome da imunodeficiência adquirida. Seus portadores apresentam inúmeros sintomas e infecções, o que resulta no dano ao sistema imunológico.

 

Como ataca o organismo

 

Este vírus ataca principalmente os linfócitos que comandam a defesa de nosso organismo. 

 

Como conseqüência do ataque pelo vírus HIV, o número de linfócitos é diminuído drasticamente e o organismo humano fica completamente desprotegido contra uma série de doenças oportunistas e infecções.

 

Para entendermos um pouco mais sobre esta doença, é interessante sabermos que o HIV é um retrovírus (vírus com genoma de RNA) que age infectando nossas células e, uma vez dentro delas, multiplica-se rapidamente. 

 

Este vírus provoca a morte dos linfócitos (células de defesa) devido a grande quantidade de novos vírus que produz em seu interior. Quando infectadas, as células de defesa são atacadas pelo sistema imunológico, pois, por apresentarem proteínas do vírus em sua membrana, nosso organismo não é mais capaz de  reconhecê-las.

 

Há ainda linfócitos infectados pelo HIV que não apresentam replicação de vírus, contudo, mesmo nestes casos, a célula perde suas funções devido a presença deste invasor em seu núcleo.

 

Transmissão / contágio

 

Seu contágio se dá através da contaminação pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV).

 

O vírus da AIDS geralmente é transmitido através de secreções genitais ou pelo sangue. Seu contágio ocorre via sexual, intravenosa (compartilhamento de seringas contaminadas, por exemplo) ou de mãe para filho.

 

Tratamentos

 

Apesar de ainda não existir cura para esta doença, há tratamentos muito eficazes que diminuem a proliferação do vírus.

 

 

IMPORTANTE: as informações contidas nesta página servem apenas como fonte para pesquisas e trabalhos escolares. Portanto, não devem ser utilizadas para fins de orientação médica. Para tanto, procure um  médico para receber orientações e o devido tratamento.


Impressão Google+
AIDS Temas Relacionados
Bibliografia Indicada:

 

 

Aids - Informação e Prevenção - Coleção De Olho na Ciência

Autor: Barone, Antonio A.

Editora: ÁticaTemas: Doenças

 

A Aids - Coleção Folha Explica

Autor: Soares, Marcelo

Editora: PublifolhaTemas: Doenças

 

 

Veja Também
GALERIA DE IMAGENS
LIVROS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICASIndicação de livros de Ciências Biológicas, bibliografia indicada para o estudo de temas de Biologiaver
PESQUISADORESSaiba mais sobre a biografia dos grandes pesquisadores que revolucionaram o mundo da ciência. As grandes...ver
SAÚDEInformações sobre temas relacionados à saúde humana. Alimentação, doenças, dicas para levar uma vida saudável,...ver
Dicionário de BiologiaSaiba o significado de várias palavras relacionadas ao estudo de Biologia, definições importantesver