Verminoses Humanas

As principais verminoses humanas, vermes causadores, sintomas, formas de infecção, atitudes preventivas, Biologia

áscaris lumbricoides: causadora da ascaridíase
áscaris lumbricoides: causadora da ascaridíase

O que são


As verminoses humanas são doenças causadas por vermes (platelmintos e nematelmintos) que parasitam o corpo humano e que provocam algum problema no funcionamento do organismo. Geralmente habitam os intestinos do ser humano, podendo migrar para outras partes do corpo.

 

Formas de contágio


Estes vermes hospedeiros podem penetrar no corpo humano das seguintes formas:

- Contato direto ou indireto com fezes humanas ou de animais contaminadas com por vermes.

- Ingestão de água contaminada.

- Ingestão de alimentos contaminados com vermes ou seus ovos.

 

Principais verminoses e vermes causadores:


Cisticercose – ingestão de ovos da tênia solium. As larvas que nascem dos ovos podem migrar para várias partes do corpo, trazendo graves problemas para a saúde do hospedeiro, inclusive a morte.

Ascaridíase: provocada pelo verme áscaris lumbricoides. Estes vermes ficam no intestino da pessoa doente, obtendo alimento no bolo alimentar. Pode, em grande quantidade, obstruir o intestino ou levar a pessoa a grave desnutrição.

Esquistossomose – doença popularmente conhecida como “barriga d’água” é causada pelo schistosoma mansoni. Pode provocar na pessoa doente cólicas, dores de cabeça, emagrecimento, tonturas e diarreias.

Enterobiose ou oxiuríase: causada pelo verme nematódeo Enterobius vermiculares. Pode causar, na pessoa infectada, prurido anal, diarreias, vômitos e náuseas.

Ancilostomíase (conhecida também como amarelão) – causada pelo verme Ancylostoma duodenale , pode provocar lesões nas paredes dos intestinos, espoliação sanguínea e lesões nas paredes pulmonares e na pele. 

 

Atitudes preventivas:


- Beber somente água filtrada, fervida ou mineral (de fonte adequada para o consumo humano);

- Lavar e, quando necessários, esterilizar os alimentos antes de consumi-los;

- Lavar muito bem as mãos antes das refeições;

- Lavar muito bem as mãos após usar o banheiro, para evitar contaminar outras pessoas, caso esteja infectado com algum verme;

- Fritar, assar ou cozinhar muito bem as carnes de animais antes de comê-las;

- Não andar descalço em locais sujos ou com possível foco de contaminação como, por exemplo, próximos a esgotos que correm ao ar livre.

 

IMPORTANTE: as informações contidas nesta página servem apenas como fonte para pesquisas e trabalhos escolares. Portanto, não devem ser utilizadas para fins de orientação médica. Para tanto, procure um  médico para receber orientações e o devido tratamento.


Impressão Google+
Verminoses Humanas Temas Relacionados
Bibliografia Indicada:

 

  Parasitologia - parasitos e doenças parasitárias

  Autor: Rey, Luis
  Editora: Guanabara
  Temas: Medicina, Saúde, Biologia

Veja Também
GALERIA DE IMAGENS
LIVROS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICASIndicação de livros de Ciências Biológicas, bibliografia indicada para o estudo de temas de Biologiaver
PESQUISADORESSaiba mais sobre a biografia dos grandes pesquisadores que revolucionaram o mundo da ciência. As grandes...ver
SAÚDEInformações sobre temas relacionados à saúde humana. Alimentação, doenças, dicas para levar uma vida saudável,...ver
Dicionário de BiologiaSaiba o significado de várias palavras relacionadas ao estudo de Biologia, definições importantesver