Relações Ecológicas

O que são, conceito, principais relações ecológicas harmônicas e desarmônicas, exemplos, resumo, Biologia

Predatismo: relação ecológica desarmônica
Predatismo: relação ecológica desarmônica

 

 

O que são

 

São as relações existentes entre os seres vivos ou entre estes e o meio ambiente. Estas relações podem ser harmônicas, quando não ocorre prejuízo entre as espécies envolvidas ou desarmônicas, quando uma espécie sai em vantagem em detrimento da outra.

 

Principais relações ecológicas

 

Comensalismo

 

É uma relação ecológica entre seres vivos de espécies diferentes onde uma espécie se beneficia no aspecto alimentar sem prejudicar a outra. O animal que se beneficia na relação é chamado de comensal do outro.

 

Exemplos:

 

- O urubu come os restos de um animal caçado e já comido por leões.

 

- O peixe-piloto fica preso no tubarão, alimentando-se dos restos de alimentos abandonados pelo tubarão.

 

Inquilinismo

 

É uma relação ecológica harmônica entre seres vivos de espécies diferentes, onde uma espécie se beneficia nos aspectos de suporte e proteção, sendo que a outra espécie não sai prejudicada. Os seres vivos que se beneficiam são chamados de inquilinos.

 

Exemplo:

 

- Plantas conhecidas como “trepadeiras” se envolvem e sobre pelo tronco e galhos de árvores para obter proteção e luminosidade. Porém as árvores não são prejudicadas nesta relação.

 

Mutualismo

 

É uma relação ecológica harmônica entre seres vivos de espécies diferentes onde ambas são beneficiadas na relação. Mais do que isso, as espécies necessitam uma da outra para sobreviver, ou seja, estabelecem uma relação de dependência.

 

Exemplos:

 

- O cupim e o protozoário que vivem em seu sistema digestivo. O cupim necessita deste protozoário para fazer a digestão da celulose. Por outro lado, este protozoário necessita da celulose consumida pelo cupim para pode se alimentar e viver.

 

- A relação entre algas e fungos, formando os líquens. Os fungos fornecem às algas proteção, minerais e nitrogênio. Por outro lado, recebem das algas matéria orgânica para se alimentarem.

 

Predatismo

 

Relação ecológica, de caráter alimentar, desarmônica onde uma espécie se beneficia em detrimento da outra. A espécie predadora é a que se beneficia, se alimentando da presa (prejudicada).

 

Exemplos:

 

- A relação entre o leão e a zebra. O leão caça, mata e se alimenta da carne da zebra.

 

- A relação entre um gato selvagem e um roedor.

 

Cooperação ou protocooperação

 

Relação ecológica harmônica entre seres vivos de espécies diferentes onde ambas se beneficiam, porém, ao contrário do que ocorre no mutualismo, elas não necessitam uma da outra para sobreviverem.

 

Exemplos:

 

- Relação entre abelhas e algumas espécies de vegetais. As abelhas se alimentam do néctar destas plantas, que não ficam prejudicadas, pelo contrário, se beneficiam da polinização feita pelas abelhas.

 

- Algumas espécies de pássaros que comem carrapatos de bois e cavalos.

 

Parasitismo

 

Relação ecológica desarmônica entre seres vivos de espécies diferentes onde uma se beneficia, enquanto a outra sai prejudicada sem morrer. A espécie que se beneficia é chamada de parasita, enquanto a outra é a hospedeira.

 

Exemplos:

 

- A relação entre carrapatos e uma capivara. Os carrapatos se alimentam do sangue da capivara. A hospedeira não morre, porém sai prejudicada ao perder sangue.

 

- Vermes parasitas que vivem nos intestinos de porcos.

 

Amensalismo

 

Relação ecológica desarmônica onde ocorre uma competição por recursos. Nesta relação, as duas espécies de seres vivos saem prejudicadas, pois uma acaba prejudicando o desenvolvimento da outra.

 

Exemplo:

 

- Raízes de uma árvore que podem prejudicar a germinação de outras plantas. Porém, ao conseguir germinarem e se desenvolverem, estas plantas podem retirar recursos minerais do solo, prejudicando o desenvolvimento da árvore.


Impressão Google+
Relações Ecológicas Temas Relacionados
Bibliografia Indicada:

 

 

- Interações ecológicas e biodiversidade (coleção Biodiversidade e Ambiente)

  Autor: Tissot-Squalli, Maria L.

  Editora: Unijui

  Temas: Ecologia, Meio Ambiente, Biologia

 

 

Veja Também
GALERIA DE IMAGENS
LIVROS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICASIndicação de livros de Ciências Biológicas, bibliografia indicada para o estudo de temas de Biologiaver
PESQUISADORESSaiba mais sobre a biografia dos grandes pesquisadores que revolucionaram o mundo da ciência. As grandes...ver
SAÚDEInformações sobre temas relacionados à saúde humana. Alimentação, doenças, dicas para levar uma vida saudável,...ver
Dicionário de BiologiaSaiba o significado de várias palavras relacionadas ao estudo de Biologia, definições importantesver