Glicose

Os açúcares, massas e outros caboidratos são transformados em glicose dentro de nosso organismo, o metabolismo da glicose, o papel do fígado no armazenamento de glicogênio, sangue e ácidos graxos, etc.

Molécula de glicose
Molécula de glicose

 

Introdução 

 

Quando ingerimos carboidratos (massas, doces, etc) eles são transformados em glicose, e, após isso, ela entra em nossa corrente sanguínea. 

 

Glicose no organismo humano 

 

Quando a concentração de glicose no sangue ultrapassa o limite máximo, o excedente é removido pelo fígado e armazenado dentro dele na forma de glicogênio.

 

Partindo deste princípio, fica mais fácil entendermos que ao ingerirmos certos alimentos, que após metabolizados são transformados em glicose, a concentração de glicogênio no fígado aumenta.

 

Quando o glicogênio se encontra em excesso, o fígado quebra o excedente e o elimina na corrente sanguínea. Através deste processo, o sangue tem sua concentração de ácidos graxos aumentada.

 

Para manter o equilíbrio, o sangue, ao passar pela pele, terá seu excesso de ácidos graxos removidos. Este excesso será armazeado dentro de células (adipócitos) na forma de gordura.

 

Este processo, conhecido como lipogênese, tem a função de manter o equilíbrio da quantidade de glicose dentro de nosso organismo. O processo contrário é conhecido como lipólise.


Impressão Google+
Glicose Temas Relacionados
Bibliografia Indicada:

 

A nova revolução da glicose

Autor: Brand-Miller, Jennie

Editora: Campus-RJ

Temas: Saúde, Medicina, Alimentação

Veja Também
GALERIA DE IMAGENS
LIVROS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICASIndicação de livros de Ciências Biológicas, bibliografia indicada para o estudo de temas de Biologiaver
PESQUISADORESSaiba mais sobre a biografia dos grandes pesquisadores que revolucionaram o mundo da ciência. As grandes...ver
SAÚDEInformações sobre temas relacionados à saúde humana. Alimentação, doenças, dicas para levar uma vida saudável,...ver
Dicionário de BiologiaSaiba o significado de várias palavras relacionadas ao estudo de Biologia, definições importantesver