Animais Herbívoros

Os animais herbívoros, classificação, definição, dietas, importância na cadeia alimentar, bibliografia, exemplos

Herbívoros: alimentação a base de plantas
Herbívoros: alimentação a base de plantas

 

O que são 

 

Os herbívoros são organismos que consomem somente seres autótrofos (organismos capazes de produzir seu próprio alimento a partir de substâncias inorgânicas), tais como plantas, algas e algumas bactérias que realizam a fotossíntese..

 

Informações sobre os herbívoros 

 

Dentro desta definição, muitos fungos, algumas bactérias, muitos animais, cerca de 1% da flora e alguns protistas, podem ser considerados herbívoros. Muitas pessoas restringem o termo herbívoro somente para animais, contudo, como acabamos de ver, esta definição vai além disso.

 

Fungos, bactérias e protistas que fazem das plantas o seu “habitat”, são considerados parasitas. São assim chamados, pois, vivem por intermédio de outro ser, do qual retiram todos os recursos necessários para sua sobrevivência. Eles são nocivos às plantas, por isso, são considerados patogênicos.

 

Os micróbios que se alimentam de plantas mortas são os saprótrofos (estes seres se alimentam de excrementos e de organismos mortos), ao contrário dos parasitas, são bastante úteis ao equilíbrio da cadeia alimentar.

 

Definição em Zoologia 

 

Em zoologia um herbívoro é definido como um animal adaptado a se alimentar primeiramente por vegetais (ao invés de carne). Embora estes animais sejam considerados “vegetarianos”, este termo é bem melhor aplicado em seres humanos, pois estes, ao contrário dos animais, podem optar por não comer carne. No caso dos animais (inclusive os herbívoros), o que prevalecerá sempre será o seu instinto de sobrevivência.

 

Classificação 

 

Os herbívoros podem ser classificados em vários subgrupos, como por exemplo, frugívoros (que se alimentam de frutas), folívoros (que se alimentam de folhas), nectarívoros (que se alimentam de néctar), entre os nectarívoros estão alguns insetos e artrópodes, granívoros (alimentam-se de grãos), polímeros (alimentam-se de pólen), mucívoros (alimentam-se de fluídos), etc.

 

Dieta dos herbívoros

 

A dieta de alguns herbívoros varia de acordo com as estações do ano, principalmente em zonas temperadas, onde diferentes plantas e alimentos ficam mais disponíveis em algumas épocas do ano.

 

Eles podem atacar seres humanos? 

 

Há uma visão equivocada com relação aos herbívoros e isto representa um grande perigo. Muitos acreditam que o fato do animal ser herbívoro o impedirá de atacar seres humanos, esta é uma visão completamente equivocada. Na África, dentre os cinco animais considerados mais perigosos pelos caçadores (búfalo, rinoceronte, elefante, leopardo e leão), três deles são herbívoros.

 

Importância na cadeia alimentar 

 

Os herbívoros desempenham um papel muito importante na cadeia alimentar, pois é através deles, que a energia solar armazenada nas plantas é disponibilizada a outros animais da cadeia alimentar, como por exemplo, os carnívoros. 

 

Exemplos de animais herbívoros

 

- Zebra

- Cavalo

- Boi

- Cabra

- Girafa

- Elefante

- Coelho

- Porco-da-índia

- Rinoceronte

- Veado

- Antílope

- Anta

 


Impressão Google+
Animais Herbívoros Temas Relacionados
Bibliografia Indicada:

 

- Enciclopédia vida na Terra - Herbívoros

  Autor: Osório, Georgina

  Editora: Impala

  Temas: Zoologia, Animais, Biologia

 

Veja Também
GALERIA DE IMAGENS
LIVROS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICASIndicação de livros de Ciências Biológicas, bibliografia indicada para o estudo de temas de Biologiaver
PESQUISADORESSaiba mais sobre a biografia dos grandes pesquisadores que revolucionaram o mundo da ciência. As grandes...ver
SAÚDEInformações sobre temas relacionados à saúde humana. Alimentação, doenças, dicas para levar uma vida saudável,...ver
Dicionário de BiologiaSaiba o significado de várias palavras relacionadas ao estudo de Biologia, definições importantesver