Microbiologia Ambiental

O que é, características, aplicações, resumo, temas estudados, livro indicado

Microbiologia Ambiental: área de grande importância da Biologia
Microbiologia Ambiental: área de grande importância da Biologia

 

Introdução (o que é)


A microbiologia é um ramo do conhecimento da grande área chamada Biologia. Os profissionais que investigam temas ligados à microbiologia procuram entender os processos vitais de organismos invisíveis ao olho nu. Esses organismos podem ser:


- Vírus


- Bactérias


- Algas unicelulares


- Fungos dos tipo levedura.


A microbiologia ambiental é uma área situada dentro da microbiologia voltada para o estudo de microrganismos no ambiente. Os pesquisadores desejam conhecer a forma como esses seres funcionam e como interagem com as condições físicas e químicas à sua volta.



Características principais


Sobre essa área de estudo, podemos afirmar:


- É uma área da ciência. Portanto, para se tornar um pesquisador em microbiologia ambiental, é preciso gostar de investigação.


- Tem dois objetivos, que são: manter a qualidade do meio ambiente e promover o desenvolvimento sustentável das sociedades humanas.


- Está associada a diversos temas atuais, muitos deles desafios tecnológicos para alguns países.



Importância e aplicações da microbiologia ambiental


A água ou o solo de um determinado local pode estar contaminada. Para executar a descontaminação, pode-se usar microrganismos que fazem uma biorremediação dessa matriz líquida ou sólida.


Microrganismos produzem enzimas que potencializam reações químicas. Tecnicamente elas recebem o nome de biocatalizadores. Entender como esses produtos naturais operam requer o desenvolvimento de técnicas de biologia molecular. A aplicação dos biocatalizadores que já foram isolados até agora tem muitas limitações. Ao mesmo tempo, se essas barreiras são ultrapassadas, os biocatalizadores serão de grande utilidade para a indústria.


Pragas agrícolas podem ser combatidas sem que se use tanto veneno. Muitas espécies de vírus e bactérias podem fazer a população de lagartas, percevejos e besouros diminuir bastante. Espécies com essas habilidades são conhecidas como biopesticidas. Para que o uso delas aconteça, é preciso que os pesquisadores desenvolvam e testem métodos de cultivo e aplicação desses microrganismos.


Curiosidade biológica:


A microbiologia ambiental também se aplica à manutenção da saúde humana. Afinal, nosso corpo é o meio ambiente de centenas de espécies de “microrganismos do bem”. A indústria alimentícia tem sabido explorar o desejo de ter um corpo saudável e uma vida longa. Haja visto a enorme variedade de alimentos contendo bioprotetores (bactérias benéficas).

 


Última revisão: 11/10/2019

___________________________________

Por Elaine Barbosa de Souza
Graduanda em Ciências Biológicas pela Universidade Metodista de São Paulo.



Microbiologia Ambiental Temas Relacionados
Bibliografia Indicada:

 

Microbiologia

Autor: Trabulsi, Luiz B.

Editora: Atheneu

Ano: 1996

Temas do livro: Biologia, Microrganismos, Ciências Biológicas

Veja Também
GALERIA DE IMAGENS Tartaruga marinha: exemplo de réptil
PERGUNTAS E RESPOSTASPerguntas e respostas de diversos temas e áreas da Biologia.ver
PESQUISADORESSaiba mais sobre a biografia dos grandes pesquisadores que revolucionaram o mundo da ciência. As grandes...ver
SaúdeInformações e resumos sobre temas relacionados à saúde humana, alimentação, doenças, dicas para levar uma...ver
Dicionário de BiologiaSaiba o significado de várias palavras relacionadas ao estudo de Biologia, definições importantesver