Vírus

Características dos vírus, resumo, o que são, como eles penetram no corpo humano, formação, fases de desenvolvimento, exemplos de doenças provocadas por vírus

Vírus Influenza (causador da gripe): imagem de microscópio
Vírus Influenza (causador da gripe): imagem de microscópio

 

O que é - definição biológica

 

A palavra vírus tem sua origem no latim e significa toxina ou veneno. O vírus é um organismo biológico com grande capacidade de replicação, utilizando para isso a estrutura de uma célula sadia (hospedeira). É um agente capaz de causar doenças em animais e vegetais. 

 

Formação 

 

O vírus é formado por um capsídeo de proteínas que envolve o ácido nucléico, que pode ser RNA (ácido ribonucleico) ou DNA (ácido desoxirribonucleico). Em alguns tipos de vírus, esta estrutura é envolvida por uma capa lipídica com diversos tipos de proteínas.

 

Vida de um vírus e características

 

Um vírus sempre precisa de uma célula para poder replicar seu material genético, produzindo cópias da matriz. Portanto, ele possui uma grande capacidade de destruir uma célula, pois utiliza toda a estrutura da mesma para seu processo de reprodução. Podem infectar células eucarióticas (de animais, fungos, vegetais) e células procarióticas (de bactérias). 

 

A classificação dos vírus ocorre de acordo com o tipo de ácido nucléico que possuem, as características do sistema que os envolvem e os tipos de células que infectam. De acordo com este sistema de classificação, existem aproximadamente, trinta grupos de vírus.

 

São quatro as fases do ciclo de vida de um vírus: 

 

1. Entrada do vírus na célula: ocorre a absorção e fixação do vírus na superfície celular e logo em seguida a penetração através da membrana celular.

 

2. Eclipse: um tempo depois da penetração, o vírus fica adormecido e não mostra sinais de sua presença ou atividade.

 

3. Multiplicação: ocorre a replicação do ácido nucléico e as sínteses das proteínas do capsídeo. Os ácidos nucléicos e as proteínas sintetizadas se desenvolvem com rapidez, produzindo novas partículas de vírus.

 

4. Liberação: as novas partículas de vírus saem para infectar novas células sadias. 

 

Outras Informações interessantes e importantes:

 

- Exemplos de doenças humanas provocadas por vírus: hepatite, sarampo, caxumba, gripe, dengue, poliomielite, febre amarela, varíola, AIDS e catapora.

 

- Os antibióticos não servem para combater os vírus. Alguns tipos de medicamentos (antivirais) servem apenas para tratar os sintomas das infecções virais. As vacinas são utilizadas como método de prevenção, pois estimulam o sistema imunológico das pessoas a produzirem anticorpos contra determinados tipos de vírus.

 

Curiosidade biológica:

 

- A virologia é a ciência que estuda os vírus e suas propriedades.


Imagem de microscópio do Zika Vírus

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Imagem de microscópio do Zika Vírus, causador da doença conhecida como Zika.

 


Última revisão: 11/10/2019

___________________________________

Por Elaine Barbosa de Souza
Graduanda em Ciências Biológicas pela Universidade Metodista de São Paulo.



Vírus Temas Relacionados
Bibliografia Indicada:

 

Introdução à Virologia Humana

Autor: Santos, Norma Suely de Oliveira

Editora: Guanabara

Temas: Vírus, Virologia, Infectologia, Medicina

Veja Também
GALERIA DE IMAGENS Tartaruga marinha: exemplo de réptil
PERGUNTAS E RESPOSTASPerguntas e respostas de diversos temas e áreas da Biologia.ver
PESQUISADORESSaiba mais sobre a biografia dos grandes pesquisadores que revolucionaram o mundo da ciência. As grandes...ver
SaúdeInformações e resumos sobre temas relacionados à saúde humana, alimentação, doenças, dicas para levar uma...ver
Dicionário de BiologiaSaiba o significado de várias palavras relacionadas ao estudo de Biologia, definições importantesver