Piolhos e saúde humana

O que são, reprodução, parasita, doenças, como evitar, dermatite, tratamento

Piolho: um parasita que pode trazer doenças
Piolho: um parasita que pode trazer doenças

 

Introdução - o que são

 

Piolhos são parasitas que se hospedam nos seres humanos de duas formas: no couro cabeludo e no corpo. O piolho que parasita o couro cabeludo é conhecido cientificamente como Pediculus capitis. Este tipo de piolho produz irritações no couro cabeludo devido as reações de suas picadas, uma vez que, estas, provocam uma dermatite causada pela reação à saliva deste parasita tão indesejável e incômodo.

 

Problemas de saúde causados por piolhos

 

Esta irritação, leva o hospedeiro a coçar a cabeça intensamente, provocando pequenas lesões no couro cabeludo. Estas, podem facilitar o acesso de germes e bactérias dentro da corrente sanguínea, uma vez que, a cabeça é ricamente vascularizada.

 

O Pediculus humanus corporis, pode viver no corpo e nas roupas das pessoas. Este inseto normalmente deposita seus ovos nas roupas. Prefere viver em climas mais frios, porém, pode ser encontrado em climas mais temperados.

 

Sua picada também causa grande irritação à pele, pois a reação a sua saliva costuma desencadear uma dermatite papulosa, que é bastante irritante.

 

Há também o Pthyrius inguinalis, conhecido popularmente como “chato”. Estes minúsculos insetos utilizam seu aparelho bucal picador sugador para se alimentar com o sangue de seu hospedeiro. Sua localização se dá nos pelos da região pubiana, axilas, tórax, etc. Atualmente eles não são tão frequentes devido à evolução dos hábitos de higiene pessoal.

 

Para a pediculose do corpo, o tratamento consiste em manter a higiene pessoal, deixar as roupas de molho em água fria contendo desinfetante bactericida e fungicida por pelo menos duas horas. Uma outra opção é lavar com água quente as peças de roupa de toda família, inclusive, cobertores, edredons e lençóis, contudo, esta opção pode ser substituída por passar a roupa com ferro quente em ambos os lados.

 

O tratamento para Pediculus capitis requer mais cautela por estar localizado na cabeça. Neste caso, é apropriado lavar diariamente a cabeça da criança ou do adulto infectado, passar diariamente um pente fino e retirar as lêndeas. De forma geral, é indicado dar preferência a métodos que não empreguem piolhicidas.

 

Classificação científica

Reino: Animalia
Filo: Arthropoda
Classe: Insecta
Ordem: Phthiraptera

 

Reino: Animalia

Filo: Arthropoda

Classe: Insecta

Ordem: Phthiraptera

 

 

Última revisão: 01/10/2019
___________________________________

Por Elaine Barbosa de Souza
Graduanda em Ciências Biológicas pela Universidade Metodista de São Paulo.

 



Piolhos e saúde humana Temas Relacionados
Bibliografia Indicada:

 

Estudo dos insetos

Autor: Johnson, Normal F.

Editora: Cengage

Temas: Insetos, Saúde 

Veja Também
GALERIA DE IMAGENS Tartaruga marinha: exemplo de réptil
PERGUNTAS E RESPOSTASPerguntas e respostas de diversos temas e áreas da Biologia.ver
PESQUISADORESSaiba mais sobre a biografia dos grandes pesquisadores que revolucionaram o mundo da ciência. As grandes...ver
SaúdeInformações e resumos sobre temas relacionados à saúde humana, alimentação, doenças, dicas para levar uma...ver
Dicionário de BiologiaSaiba o significado de várias palavras relacionadas ao estudo de Biologia, definições importantesver