PUBLICIDADE

Disseminação das Sementes

Saiba como as sementes se espalham, tipos de disseminação e exemplos

PUBLICIDADE

Anemocoria: dispersão de sementes pelo vento
Anemocoria: dispersão de sementes pelo vento

 

Importância da disseminação das sementes

 

A disseminação ou dispersão de sementes é de grande importância para a reprodução de muitas espécies vegetais. Existem vários mecanismos, que fazem a semente desenvolvida se espalhar pelo meio ambiente para que ocorra a reprodução da planta.

 

Outro fator importante da dispersão de sementes é o fato desse mecanismo possibilitar o desenvolvimento dos vegetais em ambientes diferentes. Dessa forma, são ampliadas as chances de preservação da espécie. Permanecer apenas em uma região não é algo favorável para um vegetal, pois um desmatamento ou queimada pode significar a extinção da espécie.

 

Tipos de disseminação de sementes e exemplos:

 

- Anemocoria: dispersão de sementes, esporos e frutos realizada pela ação do vento. Esse tipo ocorre, principalmente, com as plantas anemócoras, pois elas possuem sementes leves com expansões aladas ou pelos, que possibilitam o transporte pelo vento. Vemos muito esse tipo de dispersão de sementes na planta conhecida, popularmente, como dente-de-leão (Taraxacum adamii).

 

- Zoocoria: dispersão de sementes realizadas por animais (principalmente insetos e aves). Ocorre com as árvores e plantas que possuem frutos que servem de alimentos para os animais. O animal se alimenta do fruto e leva, junto ao se corpo (de forma espontânea), uma ou mais sementes para outras regiões. Em muitos casos, o animal come o fruto e leva as sementes, dentro do seu sistema digestório, para outros locais. Essas sementes são lançadas ao solo junto com as fezes do animal e podem germinar.

 

Há também algumas espécies de plantas que possuem sementes com mecanismos aderentes ao corpo dos animais. Esse é o caso dos carrapichos e picões, que são transportados no corpo de animais, principalmente daqueles que possuem pelagem.

 

- Hidrocoria: disseminação de sementes realizada pela água (chuvas e rios principalmente). Nesse caso, o fruto ou a semente são transportados por águas correntes de chuva ou rios. Geralmente esse tipo de disseminação ocorre com sementes que possuem mecanismos de retenção de ar. Essas sementes não afundam e são transportadas pela água. Esse tipo ocorre, por exemplo, com o coco-da-baía, que possui pericarpo (parede de um ovário maduro) fibroso e com presença de ar.


Pássaro comendo fruta

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Zoocoria: o animal como o fruto e transporta (dentro ou fora do corpo) as sementes para outros ambientes.

 

 

 

Publicado em 01/06/2020
___________________________________

Por Elaine Barbosa de Souza
Graduanda em Ciências Biológicas pela Universidade Metodista de São Paulo.

PUBLICIDADE

 



Disseminação das Sementes Temas Relacionados
Bibliografia Indicada:

 

- AMABIS, José Mariano e MARTHO, Gilberto Rodrigues. Biologia Moderna. São Paulo: Editora Moderna, 2016.

- RIOS, Eloci Peres e THOMPSON, Miguel. Conexões com a Biologia. São Paulo: Editora Moderna, 2016.

Veja Também
GALERIA DE IMAGENS Tartaruga marinha: exemplo de réptil
PERGUNTAS E RESPOSTASPerguntas e respostas de diversos temas e áreas da Biologia.ver
PESQUISADORESSaiba mais sobre a biografia dos grandes pesquisadores que revolucionaram o mundo da ciência. As grandes...ver
SaúdeInformações e resumos sobre temas relacionados à saúde humana, alimentação, doenças, dicas para levar uma...ver
Dicionário de BiologiaSaiba o significado de várias palavras relacionadas ao estudo de Biologia, definições importantesver