Absorção de nutrientes pelas plantas

Como ocorre a absorção de nutrientes pelas plantas, resumo, características, curiosidade, os macronutrientes e micronutrientes do solo.

A absorção de nutrientes pelas plantas ocorre pelas raízes.
A absorção de nutrientes pelas plantas ocorre pelas raízes.

 

Introdução (macronutrientes, micronutrientes e o solo)


Assim como nós, as plantas precisam de nutrientes. Esses podem ser classificados como macronutrientes (necessários em maior quantidade) e micronutrientes (exigidos em menor quantidade).


Entre os macronutrientes estão hidrogênio, carbono e oxigênio, que as plantas obtêm através do processo fotossintético. Porém, alguns outros macronutrientes como nitrogênio e fósforo e micronutrientes como cloro e manganês, as plantas absorvem usando suas raízes.


O solo (ou a água no caso de plantas aquáticas) é o reservatório de nutrientes para as plantas. O sistema radicular delas é composto por várias ramificações da raiz principal. Os pelos que se projetam a partir dessas ramificações ajudam a aumentar a superfície de absorção de nutrientes. No entorno do sistema radicular existe uma grande diversidade de nutrientes, alguns deles interessantes para as plantas.



Características principais


A forma mais simples de absorção de nutriente é a deslocamento do soluto do meio mais concentrado (solo) para o menos concentrado (interior das células da superfície da raiz). Esse é um tipo de transporte que ocorre a favor de um gradiente químico. Por isso o chamamos de difusão simples.


Acontece que apenas oxigênio, gás carbônico e amoníaco são capazes de atravessar a membrana celular por difusão simples. Afinal, ela é seletiva, semipermeável! Então, na absorção de nutrientes pelas plantas encontramos também:


-    Canais


Proteínas da membrana celular que fazem o papel de poro, deixando passar um tipo de soluto ou um grupo de solutos.


-    Carreadores


Proteínas específicas que têm um sítio de ligação no qual o soluto se acopla e é reconhecido.


-    Bombas


Um soluto também se liga ao sítio de reconhecimento de uma bomba, que muitas vezes transporta íons para o interior da célula vegetal.


Curiosidade


Plantas carnívoras conseguem muitos íons absorvendo-os com as raízes. Mas a maior parte do nitrogênio que elas precisam vem do corpo dos insetos que devoram. Isso as capacita colonizar e permanecer em solos pobres em nitrogênio. Assim, moram onde outras plantas não podem estar.

 


Última revisão: 07/04/2019

___________________________________

Por Elaine Barbosa de Souza
Graduanda em Ciências Biológicas pela Universidade Metodista de São Paulo.



Absorção de nutrientes pelas plantas Temas Relacionados
Bibliografia Indicada:

 

Introdução à Biologia Vegetal

Autor: Oliveira, Eurico Cabral de

Editora: Edusp

Ano: 2003

Temas do livro: Botânica, Plantas, Biologia Vegetal, Ciências Biológicas

Veja Também
GALERIA DE IMAGENS Tartaruga marinha: exemplo de réptil
PERGUNTAS E RESPOSTASPerguntas e respostas de diversos temas e áreas da Biologia.ver
PESQUISADORESSaiba mais sobre a biografia dos grandes pesquisadores que revolucionaram o mundo da ciência. As grandes...ver
SaúdeInformações e resumos sobre temas relacionados à saúde humana, alimentação, doenças, dicas para levar uma...ver
Dicionário de BiologiaSaiba o significado de várias palavras relacionadas ao estudo de Biologia, definições importantesver