Carioteca: o envoltório nuclear da célula eucarionte
O que é (definição)
A carioteca é também conhecida como envoltório nuclear ou envelope nuclear. É aquela membrana que serve como um limite entre o citoplasma celular e o núcleo da célula. Encontramos a carioteca somente em células eucariontes.
O fato da carioteca existir apenas nas células eucariontes faz com que essas células sejam diferentes das células procariontes. Nessas últimas, o material genético, envolvido por nada, fica em contato direto com o citoplasma celular.
Características principais da carioteca:
A carioteca apresenta as seguintes características:
- É composta por duas camadas de proteínas combinadas com moléculas de fosfolipídios: uma camada está voltada para o citoplasma e a outra em contato com o interior do núcleo.
- Esse modelo de membrana, que é o mesmo da membrana citoplasmática, contém uma quantidade menor de colesterol.
- Algumas das proteínas da carioteca formam poros que permitem o trânsito de moléculas entre o núcleo e o citoplasma.
- Também existem grupos importantes de proteínas que facilitam o movimento dos ácidos ribonucleicos entre o núcleo e o citoplasma.
- A camada externa da carioteca se prolonga para o citoplasma e está aderida à membrana do retículo endoplasmático, uma das organelas da célula.
A importância da carioteca
A carioteca envolve o conteúdo nuclear, que na maior parte do tempo, está sob a forma de cromatina. Essa cromatina passa por um enovelamento, vindo a compor os cromossomos. Durante a divisão da célula, a carioteca se rompe, liberando os cromossomos. Depois disso, cada metade do número total de cromossomos que existe no núcleo segue para polos opostos da célula.
A importância da carioteca vai além da participação na divisão celular. Ela funciona como uma espécie de filtro entre o ambiente citoplasmático e o nuclear. Além disso, algumas proteínas filamentosas presentes na carioteca têm um papel importante em alguns processos. Por exemplo, na organização da cromatina e na proteção contra o envelhecimento celular.
Curiosidade
Alguns pesquisadores suspeitam que o núcleo celular surgiu através da simbiose entre organismos unicelulares. Alguns organismos de menor complexidade teriam sido engolfados por um organismo maior. Então, o organismo simples que teria dado origem ao núcleo teria perdido muito de suas características originais, mas teria conservado sua membrana.
Última revisão: 28/09/2019
Por Elaine Barbosa de Souza
Graduanda em Ciências Biológicas pela Universidade Metodista de São Paulo.