Poluição da Água, tipos e poluentes

Poluição de rios e mares são graves problemas ambientais da atualidade. Saiba mais sobre este importante tema no artigo a seguir.

Rio poluído por produtos químicos
Rio poluído por produtos químicos

 

Introdução 

 

Fundamental para a vida em nosso planeta, a água tem se tornado uma preocupação em todas as partes do mundo. O uso irracional e a poluição de rios, oceanos, mares e lagos, podem ocasionar, em breve, a falta de água doce, caso não ocorra uma mudança drástica na maneira com que o ser humano usa e trata este bem natural.

 

Principais causas e consequências da poluição da água

 

Os principais fatores de deterioração dos rios, mares, lagos e oceanos são: poluição e contaminação por produtos químicos e esgotos. O homem tem causado, desde a Revolução Industrial (segunda metade do século XVIII), todo este prejuízo à natureza, através dos lixos, esgotos, dejetos químicos industriais e mineração sem controle.

 

Em função destes problemas, os governos com consciência ecológica, tem motivado a exploração racional de aquíferos (grandes reservas de água doce subterrâneas). Na América do Sul, temos o Aquífero Guarani, um dos maiores do mundo e ainda pouco utilizado. Grande parte das águas deste aquífero situa-se em subsolo brasileiro (região sul).

 

Pesquisas realizadas pela Comissão Mundial de Água e de outros órgão ambientais internacionais afirmam que cerca de três bilhões de habitantes em nosso planeta estão vivendo sem o mínimo necessário de condições sanitárias. Cerca de um milhão não tem acesso à água potável. Em razão desses graves problemas, espalham-se diversas epidemias de doenças como diarreia, leptospirose, esquistossomose, hepatite e febre tifoide, que matam mais de 5 milhões de pessoas por ano, sendo que um número maior de doentes sobrecarrega os hospitais e postos de saúde destes países.

 

Busca de soluções 

 

Com o intuito de buscar soluções para os problemas dos recursos hídricos da Terra, foi realizado no Japão, entre 18 e 23 de março de 2018, o 8º Fórum Mundial de Água. Políticos, pesquisadores e autoridades de diversos países aprovaram vários documentos que visam a tomada de atitudes para resolver os problemas hídricos mundiais. Estes documentos, reafirmam que a água doce é extremamente importante para a vida e saúde das pessoas e defende que, para que ela não falte no século XXI, alguns desafios devem ser urgentemente superados: o atendimento das necessidades básicas da população, a garantia do abastecimento de alimentos, a proteção dos ecossistemas e mananciais, a administração de riscos, a valorização da água, a divisão e a eficiente administração dos recursos hídricos do planeta.

 

Embora muitas soluções sejam buscadas em esferas governamentais e em congressos mundiais, no dia-a-dia todas as pessoas podem colaborar para que a água doce não falte no futuro. A preservação, economia e o uso racional da água deve estar presente nas atitudes diárias de cada cidadão. A pessoa consciente deve economizar, pois o desperdício de água doce pode trazer perigosas consequências num futuro pouco distante.

 

Tipos de poluição das águas e principais poluentes:

 

- Poluição de materiais orgânicos que são lançados em rios, lagos e mares, através de sistemas de esgotos irregulares.

 

- Eutrofização: presença de grande quantidade de algas nas águas de rios e lagos. Ela ocorre quando há aumento de matéria orgânica, proveniente de resíduos (industriais, agrícolas e domésticos) lançados na água.

 

- Poluição por organismos causadores de doenças (patogênicos) – presença de bactérias, vermes e protozoários nas águas. Isso ocorre em função do descarte de esgoto contaminados nas águas.

 

- Poluição por resíduos não biodegradáveis – este tipo de poluição é causado por resíduos não orgânicos. Geralmente são detergentes, produtos químicos e petróleo lançados nas águas de rios, lagos e oceanos.

 

- Poluição por metais pesados – este tipo de poluição ocorre, geralmente, em áreas de garimpo ou extração de minérios. No Brasil, recentemente, ocorreram dois acidentes em Minas Gerais (Mariana e Brumadinho) com rompimento de barragens de rejeitos de minérios. Os rios da região foram contaminados por metais pesados, que tinham sido usados no processo de mineração. Em garimpos irregulares é comum a contaminação das águas de rios por mercúrio.

 

- Poluição por microplásticos – é, atualmente, um dos principais poluentes das águas oceânicas. Sacolas, canudinhos, embalagens entre outros objetos de plásticos são lançados nos oceanos. Com o tempo, a água e a luz solar (calor) vão fragmentando o plástico em partículas muito pequenas. Essas partículas plásticas ficam nas águas oceânicas, contaminando-as.

 

Microplastico na água
Poluição gerada por microplástico nas águas oceânicas: um dos principais problemas ambientais da atualidade.

 

 

Curiosidade ecológica:

 

- Produtos que mais poluem os rios, lagos e mares: detergentes, óleos de cozinha, óleos de automóveis, gasolina, produtos químicos usados em indústrias, tintas, metais pesados (chumbo, zinco, alumínio e mercúrio).

 

Poluição em águas do oceano

Poluição em águas oceaânicas: causa de diversos problemas para o ecossistema marinho.

 

 

 


 

Última revisão: 19/10/2021


Por Elaine Barbosa de Souza
Graduanda em Ciências Biológicas pela Universidade Metodista de São Paulo.



Poluição da Água, tipos e poluentes Temas Relacionados
Bibliografia Indicada:

 

Poluição das águas

Aotor: Magossi, Luiz Roberto

Editora: Moderna

Veja Também
GALERIA DE IMAGENS Animais marinhos
PESQUISADORESSaiba mais sobre a biografia dos grandes pesquisadores que revolucionaram o mundo da ciência. As grandes...ver
SaúdeInformações e resumos sobre temas relacionados à saúde humana, alimentação, doenças, dicas para levar uma...ver
Dicionário de BiologiaSaiba o significado de várias palavras relacionadas ao estudo de Biologia, além de muitas definições importantes.ver