DaltonismoDaltonismo, suas principais características, mutação genética em seus portadores, alteração relacionada ao cromossomo X, vantagens visuais dos daltônicos![]() Teste de Ishihara: usado para identificar o daltonismo
O que é - definição
O daltonismo é, na maioria das vezes, uma alteração de origem genética onde o indivíduo não é capaz de identificar as cores. Uma característica bastante comum deste distúrbio é a grande dificuldade que seus portadores possuem em diferenciar o verde do vermelho.
Informações e características do daltonismo
Origem do nome
John Dalton foi o primeiro cientista a estudar este distúrbio, uma vez que ele mesmo era portador desta alteração visual. Em homenagem a este químico, esta dificuldade de percepção das cores passou a ser chamada de daltonismo.
Mais comum nos homens
Diretamente relacionada ao cromossomo X, esta “disfunção visual” é bem mais comum em homens do que em mulheres. Acredita-se que 8% da população seja portadora deste distúrbio, dentro deste percentual, apenas 1 % inclui as mulheres, os 7% restantes incluem o sexo masculino.
Vantagens sobre os não daltônicos
A mutação genética que provoca o daltonismo, dá aos daltônicos algumas vantagens como: uma visão noturna bem mais apurada em relação àqueles que não a possuem, e também, uma maior capacidade de reconhecerem elementos semiocultos que passariam despercebidos para os não daltônicos.
Ainda sem tratamentos
Atualmente não se conhece tratamentos para esse distúrbio; contudo, sendo conhecedora de suas limitações visuais, uma pessoa portadora de daltonismo pode ajustar-se a elas e levar uma vida normal.
Última revisão: 12/10/2019
Manual de doenças oculares Autor: Sha, Shirag P. Editora: Artmed Temas: Visão, Olhos |
Veja Também
PESQUISADORES ![]() Saúde ![]() Dicionário de Biologia ![]() |
![]() Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares. ![]() Todos os direitos reservados. |