Genes

Genes são unidades físicas da hereditariedade. Saiba mais no artigo abaixo.

Genes: o código da vida
Genes: o código da vida

 

O que é - definição

 

O gene é a unidade fundamental da hereditariedade. Cada gene é formado por uma sequência específica de ácidos nucleicos (biomoléculas mais importantes do controle celular, pois contêm a informação genética. Existem dois tipos de ácidos nucleicos: ácido desoxirribonucleico – DNA- e ácido ribonucleico – RNA).



Principais funções, localização e outras informações 

 

Os genes controlam não só a estrutura e as funções metabólicas das células, mas também todo o organismo. Quando localizados em células reprodutivas, eles passam sua informação para a próxima geração.

 

Quimicamente, cada gene é constituído por uma sequência de DNA que forma nucleotídeos (compostos ricos em energia e que auxiliam os processos metabólicos, principalmente, as biossínteses na maioria das células).

 

Os nucleotídeos são compostos por uma base nitrogenada, uma pentose (açúcar com cinco átomos de carbono) e um grupo fosfato. As bases nitrogenadas podem ser classificadas em: pirimidinas e purinas. 

 

O gene geralmente localiza-se intercalado com as sequências de DNA não codificado por proteínas. Estas sequências são designadas como “DNA inútil”. Quando este tipo de DNA ocorre dentro de um gene, a porção codificada é classificada como parte não codificada.

 

O DNA inútil compõe 97% do genoma humano e, apesar de seu nome, ele é necessário para o funcionamento adequado dos genes.

 

Em cada espécie há um número definido de cromossomos. Alterações em seu número ou disposição de genes, pode resultar em mutações genéticas. 

 

Quando ocorrem mutações em células germinativas (óvulo ou espermatozoide), as mudanças podem ser transmitidas para as gerações futuras. As mutações que afetam as células somáticas podem resultar em certos tipos de câncer.

 

A constituição genética própria de um organismo (genótipo) mais a influência recebida do meio ambiente, será responsável pelo fenótipo, ou seja, pelas características observáveis do indivíduo. 

 

A soma total dos genes é chamada de genoma. As pesquisas realizadas como o objetivo de identificar a localização e função de cada gene, é conhecida como genoma humano.

 

Olho de uma mulher e ao lado um código genético

A cor dos olhos é definida pelos genes.

 

 

 


 

Última revisão: 25/03/2021

Por Elaine Barbosa de Souza
Graduanda em Ciências Biológicas na Universidade Metodista de São Paulo.



Genes Temas Relacionados
Bibliografia Indicada:

 

A ditadura dos genes

Autor: Mieth, Dietmar

Editora: Vozes

 

Os genes humanos no alvo das patentes

Autor: Ricciardelli, Juliana

Editora: LCTE

 

Fontes de pesquisa do artigo:

 

- RIOS, Eloci Peres e THOMPSON, Miguel. Conexões com a Biologia. São Paulo: Editora Moderna, 2016.

- GEWANDSZNAJDER, Fernando e LINHARES, Sérgio. Biologia – Projeto Múltiplo. São Paulo: Editora Ática, 2019.

Veja Também
GALERIA DE IMAGENS Animais marinhosTartaruga marinha: exemplo de réptil
PERGUNTAS E RESPOSTASPerguntas e respostas de diversos temas e áreas da Biologia.ver
PESQUISADORESSaiba mais sobre a biografia dos grandes pesquisadores que revolucionaram o mundo da ciência. As grandes...ver
SaúdeInformações e resumos sobre temas relacionados à saúde humana, alimentação, doenças, dicas para levar uma...ver
Dicionário de BiologiaSaiba o significado de várias palavras relacionadas ao estudo de Biologia, além de muitas definições importantes.ver