Charles Darwin

Biografia, teorias, pesquisas, Origem das Espécies, evolucionismo, frases

Darwin: o pai do evolucionismo
Darwin: o pai do evolucionismo

 

Quem foi

 

Charles Darwin foi um importante naturalista e biólogo. Nasceu no ano de 1809 na Inglaterra, vivendo até 1882. Durante um período de 5 anos, colaborou com diversas estudos e pesquisas realizados em ilhas e na região costeira da Austrália, Nova Zelândia e África do Sul.

 

Biografia resumida e principais estudos 

 

O naturalista inglês surpreendeu-se com a grande quantidade de espécies de animais e plantas que encontrou nas regiões pesquisadas. Na América do Sul, por exemplo, chamou-lhe a atenção a grande diversidade de tentilhões que conheceu nas ilhas Galápagos (costa ocidental da América do Sul). 

 

Nestes cinco anos de pesquisa científica e nos estudos que realizou com todo material coletado e observado, procurou descobrir a razão da existência desta grande diversidade de plantas e animais. 

 

Foi no ano de 1859 que escreveu um dos seus principais livros: “A Origem das Espécies"”. Nesta obra procura explicar a evolução das espécies vegetais e, principalmente, animais em nosso planeta. Numa outra obra, intitulada “A Descendência do Homem” explica o surgimento da raça humana em nosso planeta.

 

Os dois livros revolucionaram o conhecimento científico a respeito da origem e evolução dos seres vivos no planeta, contrariado as explicações religiosas. As obras geraram profundos debates e controvérsias, principalmente entre os setores mais conservadores da sociedade. Porém, atualmente, as ideias darwinianas são aceitas no mundo científico.

 

De acordo com suas explicações, o motivo de existir pequenas diferenças na descendência, entre os animais e plantas, fazem com que determinadas espécies possam viver mais tempo do que outras. As espécies que vivem mais podem gerar um número maior de descendentes, fato que permite o aparecimento de novos tipos de variações.


Frases de Darwin:

 

- " Um homem que ousa desperdiçar uma hora do seu tempo ainda não descobriu o valor da vida".

 

- " O homem, em sua arrogância, pensa de si mesmo como uma grande obra, merecedora de uma intervenção de uma divindade".

 

- "Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças".

 

Foto de uma estátua de Charles Darwin

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Estátua de Charles Darwin, que faz parte do acervo do Museu de História Natural de Londres.

 

 

Última revisão: 25/11/2019
___________________________________

Por Elaine Barbosa de Souza
Graduanda em Ciências Biológicas pela Universidade Metodista de São Paulo.



Charles Darwin Temas Relacionados
Bibliografia Indicada:

 

A causa sagrada de Darwin

Autor: Desmond, Adrian

Editora: Record

Temas: Biologia, Evolucionismo

 

Veja Também
GALERIA DE IMAGENS Tartaruga marinha: exemplo de réptil
PERGUNTAS E RESPOSTASPerguntas e respostas de diversos temas e áreas da Biologia.ver
PESQUISADORESSaiba mais sobre a biografia dos grandes pesquisadores que revolucionaram o mundo da ciência. As grandes...ver
SaúdeInformações e resumos sobre temas relacionados à saúde humana, alimentação, doenças, dicas para levar uma...ver
Dicionário de BiologiaSaiba o significado de várias palavras relacionadas ao estudo de Biologia, definições importantesver