Gordura Trans

Saiba mais sobre a gordura trans, doenças, malefícios para a saúde, alimentos com gordura trans, obesidade

Gordura Trans: perigo para a saúde
Gordura Trans: perigo para a saúde

 

O que é - definição

 

Gordura trans é o nome popular de um tipo de gordura não saturada. Ela pode se apresentar tanto na forma monossaturada como na forma poliinsaturada.

 

Principais características e informações sobre a gordura trans

 

Uma classe específica deste tipo de gordura está presente, em pequena quantidade, nas carnes e em diversos outros produtos de origem animal, consumidos frequentemente por grande parte das pessoas. 

 

Quimicamente as moléculas da gordura trans se apresentam de forma semelhante as das gorduras não trans; contudo, ambas possuem características diferentes.

 

Nas moléculas de gordura trans, os átomos de hidrogênio são pareados e se ligam duplamente aos átomos de carbono, característica também comum as gorduras não saturadas, contudo, o ponto de fusão da trans é bem mais alto.

 

O consumo da gordura trans e a saúde humana

 

Ao contrário de outros tipos de gordura, a trans, além de não ser necessária ao nosso organismo, é extremamente prejudicial à saúde. Sabe-se que seu consumo em excesso aumenta muito o risco de doenças do coração, diabetes, hipertensão, infarto do miocárdio e depressão. Outros problemas de saúde relacionados ao consumo excessivo deste tipo de gordura são: acúmulo de gordura visceral (a mais prejudicial à saúde), danos nas membranas celulares e aumento do LDL (colesterol ruim).

 

Diante dos malefícios que ela traz a saúde, órgãos de controle da saúde em todo o mundo recomendam a redução de seu consumo. Este tipo de gordura está, na maioria das vezes, relacionada à obesidade.

 

As gorduras trans que não são de origem animal, são consideradas bem mais prejudiciais à saúde do que aquelas que já se apresentam naturalmente nos alimentos, como por exemplo, as que estão presentes em alimentos como a carne.

 

Muitos países adotaram um controle rígido de seu consumo, como por exemplo, a obrigatoriedade de se revelar sua quantidade ou presença no rótulo das embalagens. Diante disso, empresas alimentícias já estão removendo voluntariamente a gordura trans de seus produtos.

 

Curiosidade: os alimentos que mais possuem gordura trans são: biscoitos recheados industrializados, salgadinhos de pacote, pipoca de micro-ondas, molhos de salada, maioneses, hamburgueres, margarinas, sorvetes, chocolates, etc.

 

Dica: antes de comprar um produto industrializado, olhe no rótulo da embalagem a tabela com informações. Dê preferência para os alimentos sem gordura trans. Muitas empresas já estão fabricando produtos, como os acima citados, sem este tipo de gordura.


Foto de biscoitos recheados

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Algumas marcas de biscoitos recheados são ricos em gordura trans: muita atenção.

 

 

Última revisão: 23/01/2020
___________________________________

Por Elaine Barbosa de Souza
Graduanda em Ciências Biológicas pela Universidade Metodista de São Paulo.



Gordura Trans Temas Relacionados
Bibliografia Indicada:

 

Entendendo a gordura - os ácidos graxos

Autor: Curi, Rui

Editora: Manole

Temas: Nutrição, Saúde

 

Veja Também
GALERIA DE IMAGENS Tartaruga marinha: exemplo de réptil
PERGUNTAS E RESPOSTASPerguntas e respostas de diversos temas e áreas da Biologia.ver
PESQUISADORESSaiba mais sobre a biografia dos grandes pesquisadores que revolucionaram o mundo da ciência. As grandes...ver
SaúdeInformações e resumos sobre temas relacionados à saúde humana, alimentação, doenças, dicas para levar uma...ver
Dicionário de BiologiaSaiba o significado de várias palavras relacionadas ao estudo de Biologia, definições importantesver