Reprodução SexuadaNeste texto você vai conhecer as características da reprodução sexuada.![]() Espermatozoide penetrando o óvulo
Introdução - definição biológica
A reprodução sexuada é assim chamada por necessitar da união de dois seres da mesma espécie, sendo um deles do sexo feminino e o outro masculino.
Conhecendo a reprodução sexuada - características e informações
Ao contrário da reprodução assexuada, onde não há a necessidade desta fusão, na reprodução sexuada a prole receberá as características genéticas tanto maternas quanto paternas.
Na reprodução sexuada animal, ocorre a fusão de dois gametas diferentes para formação do zigoto (célula criada a partir da ligação do espermatozoide com o óvulo). Os gametas são produzidos a partir da divisão celular conhecida como meiose.
Com relação a suas características, os gametas são haploides (possuem apenas um par de cromossomos), já o zigoto apresenta-se na forma diploide (apresenta dois pares de cromossomos).
O gameta masculino é chamado espermatozoide e é capaz de se movimentar rapidamente com a ajuda de um flagelo, popularmente chamado de cauda. O contrário ocorre com o gameta feminino (óvulo), que não se movimenta por si só, como ocorre entre os gametas masculinos; contudo, seu tamanho é bastante superior.
Existem dois tipos de fertilização: a fertilização externa, quando os óvulos são fertilizados fora do corpo; e a fertilização interna, quando a fecundação do óvulo ocorre dentro do sistema reprodutor feminino.
Última revisão: 30/01/2020
Fundamentos em reprodução humana Autor: Motta, Lucilia D. C. Editora: UNB Temas: Biologia, Reprodução
|
||
Veja Também
PESQUISADORES ![]() Saúde ![]() Dicionário de Biologia ![]() |
||
Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares. Copyright © 2006 - 2022 Toda Biologia.com Todos os direitos reservados. |