PUBLICIDADE

Animais Ovovivíparos e suas características

Os animais ovovivíparos são aqueles que produzem ovos que são incubados e que eclodem dentro do corpo da mãe. Leia este texto para saber mais sobre eles.

PUBLICIDADE

Cascavel: espécie de serpente ovovivípara
Cascavel: espécie de serpente ovovivípara

 

O que são - definição


Estamos acostumados a encontrar na natureza a seguinte situação: fêmeas depositam ovos, eles eclodem e deles saem os filhotes. Porém, em algumas espécies os ovos fecundados permanecem dentro da fêmea por um tempo. Depois a casca deles se parte e a fêmea pare os filhotes. Nesse caso, estamos falando de animais ovovivíparos. Esse termo carrega o significado “aquele que nasce vivo de um ovo”. Essa condição é intermediária entre duas outras:


- Oviparidade: como descrito acima, fêmea deposita embriões dentro de ovos e esses embriões se desenvolvem fora do corpo dela.


- Viviparidade: embriões sustentados por transferência de nutrientes da mãe para filhote, sendo que o desenvolvimento deles acontece dentro de um ovo (matrotrofia) ou de um útero.


Características principais:


Os animais ovovivíparos são encontrados em diferentes grupos: invertebrados (anelídeos, braquiópodes, caramujos e insetos), peixes, anfíbios e répteis. Em todas as espécies de animais ovovivíparos, a fecundação é interna. Sabemos que para a grande maioria das espécies de peixes e anfíbios, a fecundação é externa. Mas nas espécies ovovivíparas desses grupos, a fecundação interna é regra e geralmente ela se dá através da cópula. Os tubarões machos, por exemplo, têm um órgão chamado clásper, que é introduzido na fêmea.


O embrião dentro de um ovo depositado por uma fêmea ovovivípara conta apenas com o conteúdo presente no ovo para se nutrir. Esse material recebe o nome de vitelo. Depois que os ovos eclodem, os filhotes permanecem no oviduto da mãe até atingirem uma certa maturidade e poderem ser expelidos. Nesse período, apenas suas próprias reservas os sustentam. Isso quer dizer que não existe nenhuma ligação física entre a mãe e o embrião. Também não há transferência de nutrientes da mãe para o embrião.



Benefícios de ser ovovivíparo


Os pesquisadores elaboram hipóteses sobre uma possível vantagem que levou certas espécies a serem ovovivíparas. Animais ovovivíparos são ectotérmicos, ou seja, dependem de fontes de calor externas ao próprio corpo para manter uma temperatura relativamente constante. O benefício de ser ovovivíparo parece estar ligado a mais controle sobre a velocidade de desenvolvimento dos embriões.


Por exemplo, morando em um ambiente de clima frio, uma mãe serpente pode acelerar o desenvolvimento embrionário aquecendo seu corpo ao Sol e transferindo o calor aos ovos. Se ela depositasse os ovos em um ninho, como fazem as aves (endotérmicas), ela perderia o controle sobre a temperatura dos ovos.


Ao de chocar os ovos no interior do próprio corpo, uma fêmea ovovivípara consegue atrasar a liberação dos filhotes. Assim, ao saírem dela, os mesmos estarão maiores e mais capacitados para se defenderem de predadores. Já a fêmea que põe ovos, está liberando para o ambiente filhotes em um estágio no qual eles ainda estão bem vulneráveis.

 

Exemplos de espécies de animais ovovivíparos:

 

- Víboras (cascavel, surucucu, jararaca, víbora-da-morte, entre outras)

 

- Salamandras

 

- Limnonectes larvaepartus (anfíbio típico da Indonésia)

 

- Licranço ou cobra-de-vidro (Anguis fragilis) - espécie de réptil.

 

- Cavalo-marinho (Hippocampus)

 

- Tubarão-branco (Carcharodon carcharias)



Curiosidade


Em alguns animais ovovivíparos, como mosquitos e sapos, os filhotes não se parecem com os adultos. Eles nascem na forma de larvas e seus corpos passam por transformações.


Tubarão-branco nas águas do mar

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Tubarão-branco: exemplo de animal ovovivíparo

 

 

 

 

Publicado em 29/06/2020

__________________________


Por Milene Moura Martins
Graduada em Ciências Biológicas pela UFMG,  com mestrado pela UNESP e doutorado em Zoologia pela USP.

PUBLICIDADE

 



Animais Ovovivíparos e suas características Temas Relacionados
Bibliografia Indicada:

 

Segredos do Mundo Animal

Autor: Readers Digest

Editora: Readers Digest

Ano: 1998

Temas do livro: Zoologia. Espécies Animais, Curiosidades

Veja Também
GALERIA DE IMAGENS Tartaruga marinha: exemplo de réptil
PERGUNTAS E RESPOSTASPerguntas e respostas de diversos temas e áreas da Biologia.ver
PESQUISADORESSaiba mais sobre a biografia dos grandes pesquisadores que revolucionaram o mundo da ciência. As grandes...ver
SaúdeInformações e resumos sobre temas relacionados à saúde humana, alimentação, doenças, dicas para levar uma...ver
Dicionário de BiologiaSaiba o significado de várias palavras relacionadas ao estudo de Biologia, definições importantesver