Curiosidades sobre Insetos

Dados e informações curiosas sobre insetos, bibliografia, dados interessantes sobre baratas, cupins, borboletas, besouros

Libélula: voo de até 85 km/h.
Libélula: voo de até 85 km/h.

 

Curiosidades sobre insetos:

 

- O maior besouro do mundo é o cerambicídeo-gigante (titanus giganteus). Ele vive nas florestas tropicais da região norte da América do Sul. Um inseto adulto desta espécie mede entre 17 e 20 cm.

 

- A maior borboleta do mundo é a borboleta-asa-de-pássaro-rainha Alexandra (Ornithoptera alexandrae). Ela é encontrada nas florestas da Papua-Nova Guiné. A envergadura de uma fêmea desta espécie pode chegar a 30 cm. Seu peso fica entre 10 e 12 gramas.

 

- Os predadores não gostam muito das borboletas-monarcas, pois elas possuem um sabor fortemente amargo.

 

- Um dos insetos mais antigos do nosso planeta é a barata. De acordo com entomólogos (cientistas que estudam os insetos), elas existem a cerca de 300 milhões de anos.

 

- As baratas são extremamente resistentes. Conseguem sobreviver até 40 dias sem comer e 15 dias sem ingerir água.

 

- A libélula, também conhecida como lavadeira, é um dos insetos mais rápidos do mundo. Seu voo pode chegar aos impressionantes 85 quilômetros por hora.

 

- Instantes antes de voar, os insetos tremem o corpo. É um recurso usado para elevar a temperatura corporal, pois o sangue dos insetos é frio.

 

- Para produzir 1 Kg de mel são necessárias cerca de mil abelhas. E elas só vão conseguir atingir esta produção trabalhando durante toda a vida.

 

- Os cupins são excelentes construtores. Um cupinzeiro por pode chegar a oito metros de altura. Estas gigantes casas são feitas com madeira mastigada, barro e fezes de animais.

 

- A fêmea-rainha de um cupinzeiro bota, em média, sessenta mil ovos por dia.

 

- O grilo é o inseto campeão em salto. Ele pode saltar uma altura cerca de 500 vezes seu tamanho.

 

- Ao contrário do que muitos acreditam, o piolho (nome científico: Pediculus humanus capitis) é um inseto que não pula, não voa e nem salta, pois seu corpo não está adaptado para essas funções. Na verdade, o piolho se arrasta. Portanto, ele só passa de uma pessoa para outra através do contato ou de uso de pentes, escovas, bonés ou qualquer outro tipo de objeto compartilhado e usado na cabeça.

 

- No Antigo Egito, os escaravelhos (insetos coprófagos) eram considerados animais sagrados. Eles eram associados a vida após a morte.

 

- A fêmea do inseto tesourinha (forficula auricularia) é muito cuidadosa com os ovos que bota. A grande maioria das fêmeas de insetos botam ovos e logo em seguida os abandona. A mãe tesourinha fica cuidando dos ovos, rolando-os de um lado para o outro. Faz isso para os ovos não criarem bolor. Quando eles nascem, a cuidadosa mamãe ainda leva alimento para os recém-nascidos.

 

- O vaga-lume, também conhecido como pirilampo, produz uma luz florescente graças a uma substância conhecida como luciferina.


foto de um inseto Vaga-lume

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Vaga-lume (Lampyris noctiluca): um inseto que produz e emite luz.

 

 

Última revisão: 19/10/2019
___________________________________

Por Elaine Barbosa de Souza
Graduanda em Ciências Biológicas pela Universidade Metodista de São Paulo.



Curiosidades sobre Insetos Temas Relacionados
Bibliografia Indicada:

 

Insetos do Brasil - diversidade e taxonomia

Autor: Carvalho, Sônia A. Casari

Editora: Holos

Ano de publicação: 2016

Temas do livro: Zoologia, Insetos, Biologia, Animais

Veja Também
GALERIA DE IMAGENS Tartaruga marinha: exemplo de réptil
PERGUNTAS E RESPOSTASPerguntas e respostas de diversos temas e áreas da Biologia.ver
PESQUISADORESSaiba mais sobre a biografia dos grandes pesquisadores que revolucionaram o mundo da ciência. As grandes...ver
SaúdeInformações e resumos sobre temas relacionados à saúde humana, alimentação, doenças, dicas para levar uma...ver
Dicionário de BiologiaSaiba o significado de várias palavras relacionadas ao estudo de Biologia, definições importantesver