Principais Características dos Seres Vivos

 

Quais as principais características biológicas dos seres vivos?

 

Os seres vivos apresentam um conjunto de características biológicas que os distinguem dos seres inanimados. Essas propriedades resultam da organização complexa de suas estruturas e processos vitais. A seguir, estão listadas e explicadas as mais importantes características:


1. Organização celular:
todos os seres vivos são constituídos por células, que podem ser procarióticas (sem núcleo definido) ou eucarióticas (com núcleo definido), sendo estas a unidade estrutural e funcional da vida.


2. Composição química específica: a matéria viva é formada principalmente por elementos como carbono, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio, além de compostos orgânicos como proteínas, lipídios, carboidratos e ácidos nucleicos.


3. Metabolismo:
conjunto de reações químicas que ocorrem no interior das células, permitindo a obtenção e o uso de energia, a síntese de moléculas e a manutenção das funções vitais.


4. Homeostase: capacidade de manter o equilíbrio interno do organismo, regulando variáveis como temperatura, pH e concentração de substâncias, mesmo diante de mudanças no ambiente externo.


5. Crescimento: aumento irreversível do tamanho e da massa do organismo, decorrente da multiplicação celular e/ou do aumento do volume das células.


6. Reprodução: capacidade de gerar novos indivíduos, podendo ser de forma assexuada (sem troca de material genético) ou sexuada (com troca e recombinação de material genético).


7. Hereditariedade: transmissão de informações genéticas de uma geração para outra por meio dos ácidos nucleicos, principalmente o DNA.


8. Adaptação evolutiva: capacidade das populações de sofrerem mudanças genéticas ao longo do tempo, favorecendo a sobrevivência em determinados ambientes.


9. Irritabilidade ou resposta a estímulos: habilidade de perceber e responder a alterações internas ou externas, como luz, som, temperatura ou presença de substâncias químicas.


10. Movimento: deslocamento do organismo ou de partes dele, seja de forma visível (locomoção) ou interna (movimento de substâncias no interior do corpo).


11. Respiração: processo pelo qual ocorre a liberação de energia a partir da degradação de moléculas orgânicas, podendo ser aeróbia (com oxigênio) ou anaeróbia (sem oxigênio).


12. Excreção: eliminação de substâncias tóxicas ou excedentes resultantes do metabolismo, mantendo o equilíbrio interno do organismo.


Foto com imagens de vários seres vivos
Seres vivos: muitas características comuns.

 

 

 


 

Artigo revisado por Tânia Cabral - Professora de Biologia e Ciências - graduada na Unesp, 2001.

Atualizado em 09/08/2025



Principais Características dos Seres Vivos Temas Relacionados
Bibliografia Indicada:

 

- FAVARETTO, José Arnaldo. 360° Biologia – Diálogos com a Vida. São Paulo: Editora FTD, 2015.

 

- LOPES, Sônia e RUSSO, Sergio. Bio. São Paulo: Editora Saraiva, 2017.

Veja Também
DESTAQUES Pergunta e resposta sobre os plastídiosEcossistema costeiro: rica biodiversidade