PatógenosSaiba o que são patógenos e quais suas principais características, exemplos.![]() M. tuberculosis: bactéria causadora da tuberculose
O que são patógenos e suas principais características
Microrganismos patógenos são aqueles capazes de provocar doenças. É daí que vem o conceito de patogenicidade. Essa propriedade diferencia os patógenos dos microrganismos não patógenos, os quais estabelecem uma convivência neutra ou harmoniosa com indivíduos de diferentes espécies, inclusive com a nossa. Exemplos desses últimos: fungos e ácaros.
Microrganismos patógenos são parasitas, pois se reproduzem usando o metabolismo das células dos organismos que atacam. Eles pertencem a diversas categorias: príons (moléculas infecciosas), vírus, bactérias, fungos e protozoários.
No passado se pensava que qualquer agente patógeno tinha total poder de determinar a evolução da doença. Considerava-se somente a produção de cápsulas e toxinas pelo agente infeccioso como evento importante. Hoje se sabe que a resposta do hospedeiro ao ataque é essencial no curso que a doença vai tomar.
Formas de prevenção Se o organismo está bem nutrido, com seu sistema imune em ordem, pode ser que não desenvolva a doença ou que apresente uma forma branda da mesma. Tomar as vacinas conforme recomendam os médicos é outra medida eficaz para se manter livre de problemas de saúde provocados por patógenos.
Exemplos de patógenos infecciosos e doenças que causam em seres humanos:
- Measles morbillivirus: vírus causador do sarampo. - Mycobacterium tuberculosis: bactéria causadora da Tuberculose humana.
Measles morbillivirus: vírus causador do sarampo.
Microbiologia |
Veja Também
PESQUISADORES ![]() Saúde ![]() Dicionário de Biologia ![]() |
![]() Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares. ![]() Todos os direitos reservados. |